Avançar para o conteúdo principal

Vila Nova de Mil Fontes

        Ora cá está aquela que eu considero uma das melhores férias que passei em Portugal. O litoral alentejano é de facto, a nível de praias e de filosofia turística, o meu eleito. Vila Nova de Mil Fontes foi o destino que escolhemos.

        O alojamento foi no simpático campismo de Mil Fontes, em mês de Julho. Mil Fontes é uma pacata mas extremamente acolhedora terra. Situada estrategicamente em Odemira, fica perto de todo o lado :) Não me recordo dos valores mas sei que o orçamento foi bastante contido. Vale a pena ressalvar que as refeições eram feitas no familiar e típico grelhador. Na verdade, em algumas situações fomos buscar comida take away. E posso dizer, que existe uma pequena “loja” que se dedica a isto. É escondida e não tem grande publicidade, mas se tiverem a felicidade de a encontrarem garanto que vão ficar fans da qualidade/preço.

Numa tentativa falhada de procurar uma queda de água que sabíamos existir, fomos parar do outro lado do rio. Donde se vê Vila Nova de Mil Fontes.


        Depois de algum pó e sede e irritação, conseguimos descobrir a tal cascata. Escondida no meio do nada. Sem qualquer placa, sem aviso, sem nada. Aquele tipo de local que nos faz rir de uma forma estúpida, quando é encontrado, como se de algum feito conquistador se tratasse. Não podemos no entanto deixar de agradecer à simpática Sra. que nos encorajou quando se dirigiu a nós e disse: “andam a procura da cascata nã é? Pois é por ali”.


A noite é convidativa ao passeiozinho habitual pela vila. Tem um óptimo local para comer gelado, e uma romântica vista sobre o Rio Mira.


        Porquê o fanatismo pelas quedas de água? Bem, primeiro porque algumas são difíceis de encontrar, o que por si só já as torna apetecíveis; depois, porque a beleza de algumas nos faz pensar que estamos a viver como ricos num qualquer local exótico. Sim, num outro dia tentámos a nossa sorte com mais uma. E encontrámos; no entanto, de queda de água; apenas possuía um requesito… O senhor que encontrámos, na herdade onde estava inserida, avisou-nos no entanto que naquela altura do ano seria difícil vê-la em estado diferente. Curioso é que esse mesmo senhor era filho da senhora que anteriormente nos tinha indicado a primeira cascata :)

Lamento não poder dar mais informação acerca da sua localização, mas nem eu próprio sei se conseguiria voltar. De qualquer forma preparem-se para caminhar, fugir de cães, sujar o carro, e criar alguns ruídos parasitas no mesmo….

        Um salto até Porto Covo.





Com uma praia de lotação limitada. A seguir à tiragem desta mesma foto,a sua lotação esgotou, com a entrada de um casal que se adiantou na descida das rochas.






        Na altura o gasóleo estava mais barato e decidimos então ir aquele que foi o dia mais cansativo e engraçado: Slide Splash em Lagoa, Algarve.Sim, é uma coisa de putos, mas deixando esses complexos de lado, aconselho vivamente um dia neste parque aquático. Relembro que fomos em Julho. O que significa que conseguimos andar em tudo, várias vezes repetidas. Situação que não se renovou no ano seguinte… em Agosto!




Repetimos a viagem ao Algarve para ir também ao Zoomarine, conhecido de todos. E culminámos o dia com um jantar de peixinho e uma visita de cortesia por Albufeira, Quarteira, etc.




        Sem grandes pormenores, Vila Nova de Mil Fontes é um local a visitar. Há sempre coisas para fazer e o gasto, em Julho é bastante aceitável. Não explorem só as praias, que aliás, ficaram em segundo plano nesta viagem. Desloquem-se ao interior e percam um pouco de tempo e energia a procurar estes sítios atípicos em pleno Alentejo.

Comentários

  1. Olá!! vou na próxima semana a VNMF e gostaria de ir até à primeira cascata das fotos... a escondida no meio do nada. Será que me podia ajudar relativamente à localização?
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola bom dia. obrigado pela sua leitura!! já la vai algum tempo. primeiro tem que ir à praia oposta a VNMF .aquela praia que se vê quando se está na praceta ao lado do forte. ao chegar ao parque de estacionamento dess praia, tem que caminhar para o interior. encontre o trilho que passa numa zona de cultivo. seguindo esse trilho sempre mata dentro, vai acabar por dar com a tal pequena cascata, caso ainda haja agua para isso ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me