Avançar para o conteúdo principal

Mondim de Basto


      Tirando a praia da equação nesta nossa viagens de 3 dias, viramo-nos para o campo, montanha, natureza. Eram poucos dias para acampar, mas também não apetecia ir para o hotel ou pensão. Preferíamos uma alternativa mais…alternativa. Turismo rural é a reposta quando se procura algo diferente e, por norma, com qualidade. Casa de Sestelo, em Mondim de Basto foi o alojamento que nos acolheu. Gerido de uma forma muito familiar e próxima, levou um carimbo 5 estrelas da nossa parte (não que isso lhes sirva de muito, mas dá uma ajuda). Uma casa central, numa vinha extensa que acomodava e ainda acomoda os caseiros da mesma. Claro que além da casa principal tem outros alojamentos, completamente remodelados e preparados para este século, mas com uma envolvência relaxante e longe do bulício e movimento dos centros cosmopolitas.

        Vale a pena gastar algum texto a caracterizar o alojamento pois, verdade seja dita, é por si só, um motivo de viagem. Temos um apartamento T1 só para nós. 2 wcs, 1 cozinha equipada, sala, e um grande quarto. Tudo imaculadamente limpo e arranjado. Fora da casa existe todo um terreno pertencente ao caseiro. Temos piscina, um lago decorativo, lagares remodelados, adegas, um moinho em funcionamento, tudo preparado e acessível aos hóspedes. Existe um terraço onde podemos beber uns digestivos ou comer uns amendoins e jogar uma cartada, à noite ou de tarde. Com uma vista sobre a vinha. Há vários espaços verdes, bem conservados onde podemos apenas passear, ou ler um livro, ou dormir uma sesta. Não é, como já devem saber, o nosso passatempo favorito, por isso o primeiro dia foi fora do alojamento e foi para puxar pelo motor…
 
Dia 1
        Perto de Mondim, estão as cascatas das Fisgas de Ermelo, situadas na povoação com o mesmo nome. São relativamente difíceis de encontrar, mas não são propriamente escondidas das massas. O pequeno rio que se precipita para as formar, percorre, antes de cair durante uns 100m formando as tais cascatas, um trilho que ao longo dos anos (digo eu) ganhou umas poças, onde podemos tomar banho e brincar na espetacular água gelada. São as Piocas. Sim, dá para fazer trocadilhos, mas é assim mesmo que se chamam. Claro que a cascata propriamente dita não tem nenhum percurso nem nenhuma placa por onde nos possamos guiar para chegar à sua beira. São vistas de longe, num aglomerado rochoso. Mas claro, se forem aventureiros, um pouco irresponsáveis, e tiverem umas boas sapatilhas trekking podem ir até ao fundo delas e sentir o vento e a nuvem de água a cair. Aviso de novo para não sofrer qualquer tipo de processo por incitação à perigosidade: o acesso até la não existe! Tem de ser feito por nós, pé ante pé, a escorregar, saltar, e agarrar onde se pode.
        Se levarem um lanche e uns calções de banho podem passar uma tarde agradável nestas Piocas. Isto claro, se não forem friorentos em relação a água gelada.


       Foi o nosso primeiro dia. Regressámos a casa e jantámos em Arco de Baulhe, que é onde se localiza a Casa de Sestelo. Não era grande coisa o restaurante. E regressamos a casa, estoirados, ainda a tempo de ver a cerimónia de abertura dos jogos olímpicos.
Dia 2
O segundo dia foi um pouco mal planeado, pois andámos de carro à procura de algo que não estava bem definido e isso fez com que andássemos um pouco às voltas. Fomos ver a vila (eu nunca sei se são vilas ou cidades ou freguesias, mas acho sempre piada em chamar vila às pequenas localidades, espero que ninguém se ofenda) de Cabeceiras de Basto e  Mondim de Basto. Cabeceiras tem um bonito jardim com alguns moinhos e um curso de água. Tem também um castelo, que nos escapou do roteiro. Visitámos uma instalação que supostamente é um percurso pedestre didático, que passaria por alguns moinhos e seguia uma levada de água. Não me lembro do nome mas também não interessa pois estava abandonado, com ervas altas, pelo que não aconselhamos a sua visita.
 Ainda com energia, fomos ver as pequenas cascatas do Boco. Uma seria de pequenos degraus, onde a agua forma também lagoas, e acaba por passar sobre 3 aquedutos, para depois seguir o seu destino mato dentro. Não é uma visita que exija muito tempo mas vale a pena ir lá. E se programarem as coisas para calhar na hora de comer tanto melhor.


O dia ainda era novo, mas como disse no início, a quinta por si só, permitia que passássemos tempo de qualidade estando apenas por lá. Fomos à piscina, lemos, demos umas corridas pela quinta, lanchámos na mesa instalada ao pé da piscina, e assim acabámos a tarde com uma grande tranquilidade.
 
Dia 3
O dia da partida. Foi bem aproveitado. Logo de manha saímos para visitar o trilho que seguia junto à levada de água que serve de rega às vinhas daquela zona. Um percurso espetacular, sempre com água como banda sonora, com ervas e vegetação limpa, era só mesmo seguir a levada. Muito agradável, levando-nos 1 hora ou mais a percorrê-lo. Preparámos tudo para a saída, mas os senhorios ainda tinham uma surpresa. Foram-nos mostrar um moinho de água em pleno funcionamento. E não sendo nós meninos da cidade, nunca tínhamos visto, no entanto, um moinho a funcionar. Chamaram os senhores da casa responsáveis pelo moinho, que de uma forma muito humilde e bem “avontadada”, rapidamente trabalharam e suaram para colocar a grande mó a rodar.

 
Agora sim, fizemo-nos à estrada. Fomos parando em alguns locais, como Peso da Régua, para comer um gelado e ver as sempre bonitas vistas do douro. Mas o local que merece discrição é a serra do Alvão, onde existem umas cascatas, as de Galegos da Serra. Não pensem que temos alguma obsessão por cascatas…. Ou melhor, até temos, mas são facilmente justificáveis. As cascatas são água! Um elemento reconhecido como sendo relaxante e capaz de proporcionar bem-estar. O seu barulho, o seu brilho, etc. depois há a parte do perigo pois algumas são bastante inacessíveis e perigosas. E quem não gosta de um pouco de aventura? E por último, porque algumas são tão escondidas e fora do roteiro, que a sua descoberta proporciona momentos de caça ao tesouro.
Depois do Alvão foi sempre a descer J, seguindo caminho até casa. Ate à próxima viagem.
Gastamos ao todo uns 300€ neste fim de semana, jantando 2 vezes fora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me