Avançar para o conteúdo principal

Baixo Guadiana

Em pleno clima agreste e imprevisto, fizemo-nos à estrada numa 5ª a 18 de Março,
        com regresso previsto a 21 do mesmo mês. Pasme-se, num mês de chuva e frio andamos de t-shirt e a usar protector solar. O destino: Baixo Guadiana. Antes do check in num hotel em Guerreiros do Rio, paragem em Mértola, a cidade museu.
Um castelo, que estava fechado à hora da chegada, uma construção com ares da arábia, um restaurante com um clima muito apelativo que se a memoria não me atraiçoa se chama Alsafir, e uma calma e tranquilidade que nos deixa num estado zen. Estado zen que se quebrou quando ao entrar no carro denoto um barulho estranho vindo da direcção. Uma ponteira com folga. Razão do problema: o Pulo do Lobo…. Não, estou a brincar. É verdade que o acesso para este local tão único é um pouco acidentado, mas não foi o causador de tal avaria :-) O Pulo do Lobo é um…sítio…. Inserido numa herdade com o mesmo nome. É um estreitamento do Guadiana, que permitia a passagem para a outra margem, com um pulo. Pulo esse que poderia ser de um animal de porte médio, como por exemplo…um lobo! Na altura que visitámos, devido à forte pluviosidade da época, apostaria um jantar no Ti Afonso (restaurante que viria a revelar-se um dos pontos altos da viagem) em que nem um lobo, nem qualquer outro animal, desprovido de asas, transporia.

O acesso pode ser de carro, mas aconselho deixar o mesmo fora da herdade e caminhar 1km até ao dito local, aproveitando para ver as cangas (galinhas selvagens). Esta afirmação encerra uma teimosia entre aquilo que eu considero ser uma galinha selvagem e aquilo que um local denominou de perdiz. Ao ser uma perdiz, serão as maiores que eu vi! Também se encontram muitas lebres e se tiver sorte consegue ver uma cauda de uma raposa. No fim da viagem agradeci à sorte não me ter traçado um destino assassino de matar algum animal na estrada, dada a elevada quantidade dos mesmos.

Depois de Mértola, e já a anoitecer, tomámos a (acertada) decisão de passar em Alcoutim. Outra vila com uma calma que chega a originar conversas acerca da razão para não se ver ninguém nas ruas. A foto que se vê do aglomerado de casas é de Sanlucar de Guadiana.

Uma vista incrível de facto, com esplanadas a apoiar a mesma.
        Hora de jantar: vários eram os restaurantes, mas a opção recaiu, um pouco aleatoriamente sobre o Ti Afonso, situado na praça principal. Considero que devo perder um parágrafo a falar neste restaurante. Tem um aspecto cuidado, tradicional, pequeno, limpo. Atende-nos um homem com voz de rádio e extremamente profissional. Vários eram os pratos, e como o tempo é de crise (frase usada para justificar tudo), começamos a procurar o prato mais barato. Acabamos por escolher as costeletas de porco preto. Melhor decisão que tomei… Com um sabor e tempero único, uma tenreza (desculpem, não conheço um sinonimo…) incrível e bem servido, foram as melhores costeletas que algumas vez comi. 2 pax, com uma sobremesa e entradas, 20€. O profissionalismo e agradabilidade do senhor incitou-nos a deixar gorjeta.
        E agora sim, o merecido descanso. O hotel. Recebe-nos um senhor muito cómico, um personagem, que nos leva até ao quarto. Um quarto espaçoso com cama king size, vista sobre o rio. Um percalço aconteceu com a água quente nessa mesma noite, mas foi prontamente resolvido.
Dia 19 Março, dia do pai.
        O destino era visitar duas quedas de água, a Queda do Vigário e o Pego do Inferno, mas já lá vamos. Antes, parámos em Castro Marim.

Não tão sossegada, mas igualmente simpática. Fomos ao ex libris, o castelo, com uma vista sobre um forte do qual não conhecemos a história e que estava fechado e sobre uma capela e um moinho com uma pintura fresca e patusca. Seguimos então para Vila Real de Sto. António, por onde passamos de carro sem grandes detenções. Parámos em Monte Gordo. Uma localização onde nos sentimos estrangeiros, dada a quantidade de turistas típica do Algarve. Passeámos um pouco pela praia, onde um sol alegre nos acompanhava.

Agora sim, rumo ao Pego do Inferno. Com uma sinalização correcta, foi fácil encontrar. O sol nunca nos abandonou.

Passados 80kms chegámos à Queda do Vigário.

O melhor é estacionar o carro junto ao cemitério e seguir pelo trilho a descer. Vamos ter a um espaço verde que convida a picnics, com o barulho e frescura de uma grande cascata de fundo.
        Com um tempo mais manhoso, pausámos num local interessante, Fontes de Alte. Os simpáticos patos e a ribeira que por lá passa tornam o local acolhedor.

Sem grandes demoras demos uma olhadela na praia de Faro, comemos uma vitamina, e seguimos para Tavira para jantar. Ainda era cedo e resolvemos visitar o centro comercial de lá, para matar saudades da urbe. E vimos o filme do ano (na minha opinião) O Livro de Eli. Claro que, aquela hora, fim de tarde, dia de semana, estávamos sozinhos na sala. Ao sair do cinema entramos num mundo diferente, em que o centro comercial ganhou vida e estava cheio de pessoal. Comemos no frango da guia.10€, 2 pax.

PS.: se contarem meter gasóleo as 22:30, porque o carro está na reserva e têm medo de não chegar ao hotel, preparem-se para um pequena deslocação ao país vizinho, onde encontram as únicas bombas abertas.

Dia 20 Março        Hoje o pequeno almoço era mais elaborado, talvez por ser fim de semana.
O dia é dedicado às caminhadas. Iniciando o PR4 “Odeleite de perto e de longe”. Com alguns desvios intencionais, e outros não, fizemos o percurso que revelou não ser muito emotivo, à excepção de um troço em que os cães tornaram tudo mais interessante. De tarde caminhamos, já com algum cansaço para o PR3 “Os encantos de Alcoutim”. Um percurso maioritariamente urbano. Ou seja, era um traçado que permitia ver a vila e todos os seus pontos de interesse. Por 5€ 2 pax visitámos o castelo e alguns museus. Alcoutim tem também uma praia fluvial que lhe complementa o clima turístico que possui.

Ainda era cedo e um banho era requerido. Regressámos ao hotel e desfrutámos a vista superior do mesmo, sobre o Guadiana, ao ler um pouco.
O tempo passou e o jantar era imprescindível. A escolha era natural, o Ti Afonso. A dificuldade prendia-se com a escolha da ementa. Experimentávamos novamente as boas e já conhecidas costelas ou procurávamos um novo prato para elogiar? Eu fiquei pelo bom e conhecido, a outra caminhante, mais aventureira optou pelas espetadas, e congratulou-se pela escolha. O preço seria o mesmo.

Um feliz contemplado com um desvio da roda do carro…

Dia 21 Março
O triste dia da partida.

Mais um castelo, mais uma paragem, em Portela.

Outra paragem, Évora.
As habituais visitas à curiosa capela dos ossos, monumento de Diana, etc. Em fim de viagem as nuvens já ameaçavam. Mas deu para almoçar em esplanada, seguindo depois para o fim definitivo da viagem; sobre chuva.

Gastos totais: cerca de 300€, 2 pax. A partir de Aveiro, em carro a gasóleo.

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me