Avançar para o conteúdo principal

Barcelona, Espanha

Olá viajantes! 

Fomos aqui para perto desta vez. Ainda assim, deixem-me dizer-vos que Barcelona está cada vez mais cara. Os bilhetes, os transportes, a comida, etc. É uma cidade cara. Ainda que já tenhamos estado em todas as regiões espanholas, Barcelona nunca tinha merecido uma visita atempada e dedicada. 

Aproveitámos a vontade de recordar a nossa diversão da última vez que aqui estivemos há 10 anos, no Port Aventura, e agendámos a viagem de forma a conhecer melhor a cidade Catalã. 

Dia 1 
Iniciámos o percurso, de carro alugado, até o Mosteiro de Monserrat. Fica situado no topo da montanha. Deixem o carro um pouco antes de chegar ao topo e evitem pagar o estacionamento. Convém irem cedinho, senão não arranjam lugar. Melhor que poupar o estacionamento, é a oportunidade que têm de subir até ao mosteiro a pé, através de um trilho próprio, muito agradável. Ao chegar a Monserrat, deparam com um pequeno enclave com um mosteiro, igreja, hotel, restauração e alguns trilhos que se espalham pelo montanha, dando acesso a vários miradouros. Existe também funicular para a igreja de Santa Cueva. Pareceu-nos algo sem grande interesse turístico, mas sim mais religioso, e portanto não descemos até à capela. Mas existe também um trilho, que podem atacar para visitar a tal capela. Notem é que o regresso será duro. 




Dia 2 
Diversão total no Port Aventura. Mesmo sendo final de Abril as filas de espera rondam sempre 30/50min em cada atração. Ainda assim dá para nos cansarmos e rirmos bastante. 

Dia 3 
2ª visita à Sagrada Família. É de facto uma criação alucinada, que todos deviam visitar uma vez na vida. Não tem a ver com religião, nem com crenças, nem com patriotismos. Tem a ver com o facto de um homem, há dúzias de anos atrás ter uma visão arquitetónica e de engenharia, incrivelmente avançadas. Comprem a visita com audio guia, vale a pena. E não subam à torre, o dinheiro que se paga é demasiado para o que se vê. Além disso lembrem-se, vão ver gruas e trabalhadores; aquilo está constantemente em construção.
Depois, podem ver o típico cenário de urbe cosmopolita, com as suas famílias, malta hippie, pessoal mais novo, mais velho, de patins, bicicleta, trotinete; com óculos de massa, ou cabelo cor de rosa; para tudo isto e um pouco mais de people watching, sentem-se na avenida pedonal em frente do Arco do triunfo! Mais abaixo encontram o Parc da Ciutadella, onde o mesmo ambiente se mantém, mas mais acolhedor, natural, e relaxado.


Dia 4 
Las Ramblas. Essa grande avenida de movimento, comércio, charlatães, homens estátua, personagens sombrias, etc. não se sente o perigo que todos os sinais e recomendações mencionam. Mas pelo sim pelo não, façam como os outros, e andem com a mochila na frente e carteiras resguardadas. A meio, encontram o mercado La Boqueria, um mercado que só não vende carros porque não cabem lá. Têm de tudo, de todas as cores, cheiros, texturas; é bom para petiscarem aqui, para comprarem fruta exótica, enchidos de aspeto pecaminoso, e para sentirem o barulho e vibração da multidão. 

Ao fundo das Ramblas, estamos no porto marítimo, onde foi construída uma pequena Barceloneta, que se estende pela marginal, passando por várias praias. É um local veraneio onde se vêm iates, marinas, muita malta a fazer desporto no calçadão, muito movimento, restaurantes de marisco e vendedores ambulantes. Não tem propriamente um monumento ou local turístico, é mais pela zona e pela envolvente. Claro que se forem no verão, é o local ideal para darem um mergulho no mar.



Um pouco mais afastado do centro, deparámos-nos (depois de uma autentica caça ao tesouro) com os graffitis bem conseguidos em Poblenou. O bairro tinha aquela atmosfera característica de que nos iam assaltar a qualquer momento, mas que raio, já estivemos em sítios bem piores, não ia ser aqui que teríamos problemas. E não foi, os graffitis estão bem feitos, mas há-os muito melhores. Foi mais para conseguir um bilhete postal “off-the-beaten-path”. 
Voltámos às Ramblas...



Dia 5 
Casa Batló. Uma casa encomendada a Gaudi, novamente. E novamente, este “maluco” transformou aquele bloco de apartamentos num pequeno mundo encantado. A visita é feita de forma bem conseguida, através de um smartphone que fornecem à entrada, que juntamente com um audio guia, empresta-nos outros olhos para vermos uma realidade virtual, transportando-nos para o tempo em que a casa estava habitada. Não apanhámos muita gente, mas acredito que no Verão seja um berbicacho conseguir entrar sem estar horas na fila… este, e os outros bilhetes foram comprados online, antecipadamente.




Depois de mais umas caminhadas pelas Ramblas e ruelas adjacentes e transversais, encontrámos o Barri Gotic. Como o nome indica, um bairro de arquitetura gótica, medieval, onde há varias pracetas, artistas de rua, cafés e restaurantes e poucos carros. Foi aqui que fizemos o nosso melhor people watching. 
Encontrámos também perdida por estas ruas, a Sé de Barcelona, com entrada paga. O bom desta zona é que andem por onde andarem, nunca se perdem, vão sempre desaguar à avenida principal, às Ramblas. Foi também o que aconteceu ao encontrarmos o Palau da Música Catalã. Um edifício de arquitetura incrível; atrofiado entre outros edifícios, numa rua demasiadamente estreita para acolher tal infraestrutura. A fotografia não fica bem de nenhuma ângulo, parece que estamos a querer fotografar a torre Eiffel, a 5m dela. Por dentro é elegantemente bonita (dizem…). O bom senso orçamental dizia que era isto ou a casa Batló… agora sei que a melhor escolha era: aqui ou a Pedrera (e teríamos escolhido esta). É uma casa de espetáculos requintados, com um interior fabuloso. Procurem no tripadvisor e noutros fóruns por referências.


Da parte da tarde, fomos picar o nosso penúltimo bilhete, La Pedrera. Uma casa também encomendada a Gaudi. No entanto, face à Batló esta é bastante mais fraca, esteticamente. É mais normal… Tem histórias interessantes e elementos de engenharia também fabulosos, mas metade da visita assenta no conceito museu, com maquetes, e elementos estáticos. Se tiverem que escolher das duas, a casa Batló merece o prémio. É nesta La Pedrera que encontram uma imagem de marca de Barcelona, que são as chaminés com forma de cabeças de soldados medievais.




Dia 6 
Um dia de relaxamento, para visitarmos o Parc Guell. De quem? De Gaudi claro. O único bilhete que foi barato, e que permite uma visita em contacto com a natureza e com menos multidões e limites físicos. O parque exterior é de visita gratuita, mas vale a pena comprar o bilhete para a visita interior. Foi um dia em que escolhemos o autocarro como transporte favorito. O metro é rápido e prático, mas é uma seca… quente e abafado, monótono, pouco higiénico. No autocarro sempre dá para ver as pessoas e a cidade. E as linhas estão bem marcadas, sendo que o google maps tem conetividade com a rede e permite saber quanto tempo falta para o próximo autocarro.



Daqui fomos aos bunkers no Turol de la Rovira. Usados na guerra civil, como abrigo, passaram depois a ser usados como habitação, e hoje são ruínas de um passado tumultuoso, que permite a melhor vista (gratuita) da cidade.



Na outra ponta, em Montjuic, está o espaço que foi construído e edificado para os jogos olímpicos de 1992, memoravelmente marcado pela atuação do grande Freddy com Monserrat Cabelle. O espaço tem o estádio como peça central, tem um grande espaço livre, com árvores, laguinhos, fontes, e uma torre enorme que se vê de vários pontos da cidade. A zona está um pouco abandonada, à semelhança de muitos espaços deste género construídos para a festa mas que depois se deixam morrer. Perto daqui está o Museu Nacional de Arte da Catalunha, um edifício imponente, com uma vista privilegiada sobre o outro lado da cidade, onde podem relaxar à sombra, ou simplesmente caminhar por esta zona verde.




A vontade era ir ao cemitério de Montjuic, assim como visitar o museu de carroças fúnebres; mas um percalço nas paragens do autocarro levou-nos a dar uma volta completa com o motorista, parando no mesmo sítio onde arrancámos… 

Barcelona é uma cidade a visitar, com malta simpática, com assinatura incrível do Sr. Gaudi, com todas as vantagens e desvantagens de uma grande metrópole.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me