Avançar para o conteúdo principal

Vila Nova de Mil Fontes

Passados alguns anos, regressámos aquela que é uma localidade que nos traz memórias do início deste blog e que representa portanto, um lugar especial, que merece a visita repetida ao longo do tempo. Esta não foi apenas a segunda vez (já lá fomos de novo no ano passado) mas como não escrevemos nada nesse período, fazemos agora este mini post para simplesmente mostrar mais algumas imagens da bela e pacata Vila Nova de Mil Fontes.

Cada pessoa tem o seu estilo de férias. A grande maioria, no entanto, fazem-no conforme nós fizemos desta vez (e que em nós não é normal). Não tenho nenhuma referência ou estudo para comprovar, é simplesmente empírico. A verdade é que a imagem família com chapéu de sol às costas, marmita na outra mão, carro carregado de tralha (no caso dos campistas), e com o movimento pendular campismo-praia-campismo-voltinha pela vila à noite, é algo muito recorrente neste período veraneio.



Foi mais ou menos o nosso caso. Não estudámos trekings radicais, caminhadas que duram até à noite, visita a monumentos ou atrações específicas, etc. Apenas marcarmos um dia no Aquashow e Zoomarine (dias que são uma aposta segura na diversão). Em 365 dias com aquilo aberto, comprámos bilhete para um dia em que a exposição T-Rex ardeu… Literalmente. Não vimos as duas novas atrações Baia dos Piratas e T-Rex.

Voltando ao raciocínio; andámos a vaguear pela praia, a ler, a (sonhar) correr pelas falésias (porque alguém com uma dor na ciática não o pôde fazer…), fizemos uns churrasquinhos no campismo, e fomos comer uns geladinhos à noite à pastelaria da vila. E é isto, umas férias normalinhas, para descansar e sem dores de pernas. Mas soube bem!



De referir que conseguimos encontrar a mítica cascata(inha) que tao surpreendentemente nos agradou aquando a nossa primeira incursão pela parte mais rural de VNMF.

Fiquem com as fotos atuais depois de alguns anos. Como podem comparar não houve grandes mudanças, mas foi por essa razão que fomos!!

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me