Avançar para o conteúdo principal

Algarve

Férias em Portugal = Algarve. Porquê? Ainda não descobri. Temos viajado por vários locais em Portugal, e o Algarve ficou sempre em 6º plano. Este ano decidimos rumar a este cliché veraneio. Optámos pelo sempre familiar, já não tão económico, e carismático campismo. Não sabíamos muito bem qual o melhor spot para armar a tenda, mas optámos pela Armação de Pêra. Revelou-se uma escolha sensata, pois fica muito central e é uma vila pacata e calma, mas com todas as comodidades. Ao acordarem, vão ter necessidade de comprar pão, o que pode parecer difícil, já que ao contrário da zona norte, há poucas pastelarias por lá; mas existe uma casinha o Pão d´Avó, com um senhor muito simpático, que tem bolas de Berlim, pão, natas, panikes, etc, do melhor, e quentinhos!! Ora bem, Algarve é praia. Nós não somos amantes da praia no sentido de tentar criar um molde corporal na areia derivado a horas de papo para o ar a descansar. Mas adoramos o ambiente, as sandálias, o movimento, etc. e na verdade o Algarve é isto. Mas sabe a pouco… sem saber explicar de uma forma concreta e bem fundamentada, preferimos a costa alentejana. Parece mais variada nas paisagens, mais típico, mais fora do roteiro comercial.


Ainda assim, conseguimos um traçado que nos permitiu ver um outro Algarve. Esta região tem uma marca de referência que são as suas escarpas e falésias roídas pela água. É obrigatório um passeio de barco, com visita às grutas. Há imensos (de mais) operadores com as mais variadas rotas. Nós escolhemos aquela que passava no Algar de Benagil. Pode ter outros nomes, uma vez que os próprios turistas foram batizando as grutas, conforme a sua interpretação artística das formas que as mesmas nos sugerem. É assim que podem encontrar pessoal a falar da gruta da caveira, ou do sapo, ou do castelo, etc.


Há também um local de passagem obrigatório, e que possivelmente muita gente só vê em filmes e que não sabe que existe em Portugal: a noite em Albufeira! Néon a montes, bares a perder de vista. Música ao vivo em vários locais, gente de todos os tipos e de todas as marcas; lojas, lojetas e lojinhas. Enfim, é uma Las Vegas em Portugal. Ainda na temática noturna, mas num cenário muito mais familiar e regional, temos o Carvoeiro. Uma vilazinha muito típica e com um ambiente noturno bastante acolhedor e confortável; não percam um gelado ou um waffle na loja amarela que por lá está. Ah, e se forem ao posto de turismo perguntar alguma coisa, vejam primeiro se está aberto… Nós não tivemos sorte em nenhuma situação. Mas, há salvação! Logo ao lado há uma loja que supostamente vende imensos bilhetes, para as mais variadas atividades; mas que tem uma senhora a trabalhar (creio que é Dulce…), baixinha, com um doce sotaque algarvio e muito simpática, que consegue representar o melhor funcionário do turismo; foi ela quem nos deu algumas dicas interessantes. Aqui no Carvoeiro, junto à praia, tem um trilho, comercial, acessível a todos, que percorre a linha de costa, e onde podem de vez em quando saltar do estrado de madeira, para as rochas calcárias, e apreciar paisagens absolutamente lunares, com grutas, pedra esburacada, vistas magníficas da Falésia, etc.

















Deixando nascer o sol, temos várias praias para visitar e onde podemos torrar. Sem pausas, poderia dizer que também têm uma inteira costa de águas límpidas, calmas e quentes à vossa espera. No entanto, só acertaria em 66% das características. A água estava bastante fria. Não sei se foi da altura, mas a ideia de água morna, ou pelo menos não gelada, que levávamos, caiu por terra.
 
Houve claro alguns trilhos que tinham de ser feitos, ou não fossemos nós devotos caminhantes. Há um trilho, simples de seguir, e com uma constante vista para costa, e que foi indicado pela tal senhora, lembram-se? É o trilho dos 7 Vales Suspensos. Tudo teria sido fantástico se não fosse algo que supostamente não acontece em Junho lá para baixo: começou a chover torrencialmente quando chegámos ao final do trilho. A parte pior é que o trilho não é circular, e portanto o regresso, que já por si não era atraente, ficou ensombrado por lama, sapatilhas molhadas, fome, desespero e irritação.

 
Na mesma linha de raciocínio, e apenas para poderem visualizar mais uma cena engraçada (vista de fora), adianto que ao fim de almoço, num dos dias, as nuvens descuidaram-se novamente e ao final de almoço estava eu fora da tenda a fazer regos no chão, à mão, para a água poder escoar por fora da tenda…
 

Havia algo que tinha lido algures, que evocava a existência de uma praia deserta, de difícil acesso e que pressupunha quase uma busca ao tesouro para ser encontrada. Praia da Afurada. A praia é bem visível da falésia, mas o resto confirmava-se, era de difícil acesso, e só ao segundo dia é que demos com o ponto de acesso. No entanto, não tendo existido concordância dos dois caminhantes relativamente à perigosidade do estreito caminho entre escarpas que guiava à praia, não nos aventurámos até lá baixo. Quero acreditar que não perdi nada de especial…
 
Claro que uma visita ao Algarve não pode ficar completa sem uma ida ao Aquashow ou slidesplash. Foi o que fizemos! Com muito gosto.
 
Todo o resto da viagem prendeu-se com a visita às várias praias, seguindo o cordão costeiro; e sim, aparcámos em algumas delas.


 
Foi uma semana, mas como veem, a quantidade de fotos e informação é menor, comparativamente aos outros nossos destinos. Se calhar é mal nosso…
 
Beijos e abraços :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me