Avançar para o conteúdo principal

Sesimbra e Lisboa

Mais uma escapadela para se aproveitar uma boa promoção num hotel 5* a preço muito amigável. A estadia no hotel, por si só, já era suficiente para nos fazermos à estrada e mudarmos de ares. O tempo não era de verão, mas também não choveu, ao contrário do que prevíamos ao colocar impermeáveis na mala. Fomos até Sesimbra, onde ficámos alojados mesmo à beira mar. Sesimbra não é grande, mas tal como muitas vilas do nosso Portugal, é bastante agradável, com ruelas muito acidentadas, boas para fazer uns treinos aos músculos das pernas. Tem também muitos e bons restaurantes, onde se come peixinho fresco, acabado de pescar. Claro que se forem tansos, como nós fomos, vão pagar 50€ por uma refeição, se não esclarecerem que querem o peixe do menu (um peixe relativamente pequeno) em vez de comerem peixe ao quilo, em que têm o empregado ao vosso lado a escolher as espinhas… fica o aviso. Sesimbra é um destino de praia e verão, mas no período que fomos, a praia só era convidativa pela sua beleza natural. Não estava propriamente quente para banhos. É no entanto uma praia pequena, com pouco areal, e um mar muito agitado.

Sesimbra tem perto dela o Cabo Espichel, e junto existem vários trilhos, óptimos para se fazerem a pé ou de btt. Há que ter algum cuidado pois alguns passam à beira da falésia. Mas é isso que dá a piada dos trilhos pedestres. Também assinaladas, estão as pegadas de dinossauros, que à primeira vista, incute aquela ideia de “ok, vamos la ver umas rochas com uns buracos e acreditar que sejam pegadas…”. Mas na verdade, pelo menos numa das formações rochosas, dá para ter perfeita noção do que estamos a ver e lá conseguimos imaginar o bicharoco a passear por ali. Fica junto ao cabo espichel.

No último dia do passeio decidimos fazer uma visita flash à nossa capital. E sentimo-nos culpados por nunca termos dado a devida atenção a Lisboa, a nossa capital. E aposto que muitos de vós, a maioria, já visitou várias cidades europeias, inclusive mais que uma vez, e nunca fizeram uma visita à séria a Lisboa. É uma cidade muito turística, bonita, com muitos pontos de interesse, com muito para ver e fazer. Claro que não vimos tudo, mas tentámos visitar os clichés. Mesmo que não haja um plano de visita definido, o simples vaguear pelas ruelas e bairros tão característicos de Lisboa já promove um bonito dia turístico. Castelo de São Jorge, Mouraria, Alfama, Parlamento, Elevador de Santa Justa, Chiado, foram algumas das zonas apanhadas pela objetiva.

Aproveitem as promoções que hotéis por vezes fazem, e disfrutem de um fim de semana prolongado, relaxado, com atividades esgotantes à mistura.

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me