Avançar para o conteúdo principal

Macedo de Cavaleiros

Há passeios grandes, outros mais pequenos, uns que têm muito que ver, outros nem por isso. Mas quando estamos bem acompanhados, temos uma boa acomodação e sítios pitorescos onde se passear, a viagem vale sempre a pena (só custa pagar scuts e gastar mais em portagens que em gasóleo :)
Houve dois fins de semana que aproveitámos para dar um giro rápido por terras lusas. Foram elas Macedo de Cavaleiros e Sesimbra (próximo post).

Em Macedo ficámos num pequeno, mas completamente moderno, hotel. Com bom pequeno-almoço, compotas caseiras, fruta biológica, etc. Macedo em si, não é propriamente um centro turístico. Chegámos numa sexta-feira, feriado, e a cidade parecia abandonada. Até os sempre disponíveis e pouco úteis snack-bar, estavam fechados. Encontrámos uma pastelaria aberta e foi isso que nos desenrascou o lanche. A senda nocturna de procura de restaurantes é similar ao que acontece durante o dia. No entanto, neste campo, houve uma revelação inesperada; encontrámos um restaurante que pertence a uma hospedaria, com bom aspecto, empregados 5* e com um javali grelhado que é fora do comum.
 
Relativamente perto de Macedo existe a Albufeira do Azibo, se não estou em erro, uma das nomeadas para as 7 maravilhas. É realmente um sítio bonito, agradável, bom para se fazer um picnic e dar uns mergulhos. Tem também por lá perto uns trilhos pedestres, que circundam a albufeira e que podem ser algo extensos. Aconselho a fazerem-nos, mesmo que não seja pela rota oficial, um simples passeio ao lado das margens já promove bonitas fotografias. 
 


Demos também um salto a Vila Flor, cenário de uma novela já emitida em Portugal. Uma vila pitoresca, bem arranjada, mas que se despacha em 2 ou 3 horas.

Fomos também a Mirandela, a capital da alheira. Curiosamente não comemos o ex-líbris. Se fosse um doce conventual, o texto possivelmente teria outro sentido.


Não pode faltar o castelo da praxe. Pátria de exploradores e guerreiros, temos vários castelos com vistas fabulosas que podemos e devemos visitar. O de Bragança é um deles.
Também em Bragança, mas fazendo aqui um off-topic, podem ver uma foto de um quintal particular com varias figuras de barro, de tal forma bem colocadas e com tantas e variadas expressões, que chega a ser assustador!

Quem gosta de animais, irá com certeza gostar de visitar o Parque Biológico de Vinhais. Podem também aproveitar para fazer campismo ou usar um dos bungalows. É um zoo com animais mais tradicionais. É um zoo, digamos, para a malta da cidade. Tem bois, vacas, burritos, galinhas, patos, etc. Mas mesmo que sejamos homens e mulheres rudes do campo, habituados à bicharada (como nós somos), é sempre engraçado ver a fauna a viver o seu dia-a-dia.
 

Como disse, foi um fim de semana relaxado, sem grandes planeamentos e sem uma grande agenda de visitas. Foi para se fazer na hora, no local, sem pressas.

Comentários

  1. Gostei! Pois também gosto de partilhar os lugares que visito. Tanto a nível de hospedagem como Restaurantes. Pois quando andamos em território desconhecido é sempre bom ter umas luzes.Obrigado. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na partilha é o que está o ganho. de que vale viajar se não pudermos contar a história? ;) bons passeios!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me