Avançar para o conteúdo principal

Setúbal

        Ora então desta vez, direccionamos o GPS para sul. Para Setúbal, terra de chocos, peixe bom, do Mourinho e mais recentemente de um défice na segurança. O destino principal eram as praias da costa (Palmela, Sesimbra, etc).

        O alojamento ficou a cargo do novo e interessante conceito do Palmela Village Golf Resort. Um bairro fechado, com habitações modernas, rasteiras, bem equipadas, e tc. Falta o talho do António e o Minimercado do Sr Toneca, ainda assim, é em tudo semelhante a um bairro.
        As partes más começaram logo na mesma noite de chegada. Fomos recebidos por Lisboa no seu melhor: 1,5h na ponte Vasco da gama. E neste longo espaço criei na minha cabeça uma questão que creio ser mais inquieta que a própria origem da humanidade: como referi, 90min em pára arranca. É de concluir que existirá, mais à frente algum acidente, algum carro a ocupar a via, portagens, peditório dos bombeiros, etc. enfim, qualquer coisa que justificasse o atraso. À medida que fomos andando, aproxima-se o final da ponte e....... pasme-se!!! Não se passava nada. Subitamente começaram todos a andar mais depressa, sem que houvesse acrescento de vias ou coisa que o valha.
        Depois desta introspecção, e ao fim de um interessante percurso de rally que me mudou a cor do carro, chegámos ao resort. Fomos brindados por um fileira de formigas que atravessava com afinco o grande T0 que alugámos.

Dia 10
        Primeira visita ao Castelo de Palmela. Curiosamente estava aberto e mais curiosamente ainda, não era paga a entrada. Estava bem conservado, limpo, era grande, e tinha quase todas as divisões abertas. De resto…. era um castelo.


        Palmela em si também é uma vila bonita, florida, organizada. Mas não perdemos muito tempo nesta, fomos para o Portinho da Arrábida.



        Uma praia calma, num sítio relaxado e com uma bonita vista. O acesso pode ser feito de carro mas é de todo mais interessante faze-lo a pé. Com restaurantes q.b. e serviços de aluguer de material de mergulho, é um sítio onde se pode estar o dia todo sem problema. Existem também casa e quartos para alugar que de certeza promovem uns dias que simulam um qualquer paraíso exótico.

        A hora de almoço foi cumprida com as habituais sandes e sumos de fruta, preparados em casa, a custo amigável. E seguimos...
        O destino era o Castelo de Sesimbra. 36ºC, água quente na mala. Era um dia de Verão… A entrada era livre, e as ruínas são pronunciadas. A fronteira entre castelo e civilização perde-se algures durante a visita. No entanto tem uma bela vista sobre Setúbal.

        Para terminar o dia partimos para aquilo que seria o ponto alto da viagem. Não só pela altura a que realmente estávamos, mas também pelo vinco que deixou na memória. E nos pés. E nos ombros, para quem não usou protector. E nos calções, que ficaram irrecuperavelmente marcados por arranhões de silvas e giestas. A razão de todo o sacrifício foi a Praia do Ribeiro do Cavalo. Uma praia conhecida por acesso só possível de barco ou a pé. E portanto adivinhava-se uma praia tranquila, limpa, virgem, etc. não era o caso. A gente não era muita, mas não conferia nenhum estatuto que lhes permitisse ainda ter “os três”. O aspecto era realmente bonito e distanciava-nos para um local que parecia fora do território nacional, mas rapidamente voltávamos à realidade. Até porque o lixo acumulado, pelo mesmo facto de não ser uma praia supostamente “habitável” e porque as pessoas são porcas ou simplesmente estúpidas, era muito nalguns cantos. A dificuldade do acesso (de carro e depois a pé) não é compensatório.


        Ainda deu para ir ver o penúltimo jogo do mundial ao resort. E aí sim, jantámos como gente grande!! A custo zero também, uma vez que a comida foi preparada em casa, prevendo já o uso do tecnológico microondas.

Dia 11
        Mesmo saindo cedo não conseguíamos evitar o assustador trânsito que se verificava na estreita estrada da costa. Ainda assim foi pacífico estacionar e descer por mais um trilho ate à Praia dos Coelhos. Que mesmo tendo acesso pedonais com alguns buracos e ramos, apresentava uma moldura humana farta. Tão farta que decidimos atravessar a maré baixa até a Praia das Galapos. E por aí ficámos, até que o sol se tornou insuportável e conseguíamos cheirar a pele a queimar.


        Saímos rumo ao Cabo Espichel, que mais não é que… um cabo. Igual a tantos outros. Ventoso, acompanhado por um belo de um precipício e por um convento que alberga todos os domingos as 16h da tarde, uma missa, dada com certeza por um valente e corajoso pároco.

        E pronto, ainda chegámos a tempo de ver a Espanha sagrar-se campeã.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Piódão, Foz d'Égua e Loriga

Piódão é uma aldeia no concelho de Arganil. É assim que muitas das descrições fáceis e académicas começam. Mas pouco importam estes dados genéricos quando nos referimos a um local onde o tempo tem outro andamento e onde fugimos por momentos do mundo que conhecemos Passámos uns meros 2 dias no Piódão . Já lá tínhamos estado, noutras ocasiões, mas nunca como turistas assumidos com direito a pernoita no local. Dia 1 O acesso a esta aldeia não se pode dizer que seja difícil, pois não há muito tempo o mesmo era feito por estradas de terra batida, ou com um piso medonho. Mas não é a o trajeto mais amigo de quem tem enjoos ou não gosta de curvas. Ao chegarem terão tempo para respirar ar puro e para recuperarem de uma ou outra náusea que se tenha instalado durante a rota. O xisto é o motivo principal que encontramos em qualquer fotografia, olhar, registo mental deste lugar. Casinhas pitorescas, com portas e janelas a condizer, arrumadas como se se chegassem umas às outras

Roménia

Tínhamos uma semana para ir para um destino que não fosse muito caro. Vendo que pionés faltava no mapa, alguém deu o nome da Roménia! Um destino que estava arrumado no fundo da lista, porque era perigoso, porque era pobre, porque a malta era um perigo a conduzir, porque os carros e as casas eram velhos…. Mas após troca de argumentos, lá se decidiu levantar voo. Voos esses que foram caros, para um destino low cost, mas permitiu-nos sair logo na sexta. Aterrámos de madrugada e portanto não deu para avaliar grande coisa. Mas à medida que o dia desenrolava e começávamos a viver o dia a dia deste país, começámos a perceber gradualmente, e até final da viagem, que todos os preconceitos foram destruídos! Foi o destino que mais me surpreendeu ou que mais se revelou diferente do que era imaginado. Não houve qualquer sentimento de insegurança. A condução é agressiva, mas não muito mais que a nossa aqui em Portugal. Não se vêm tantos Audis e Mercedes como aqui, mas os vários Dacia que se vêm faze

Cracóvia e Brno (Polónia e República Checa)

Para onde saberia bem viajar em Novembro? Para um sítio quente, com sol, que nos ajudasse a esquecer a melancolia e escuridão do Inverno… Ou então para os países de Leste!!! Polónia e República Checa ! Check! Na verdade, enquanto em Portugal passavam notícias de cheias no Algarve, na Polónia fazia um sol de rachar; isso, porque de facto sol estava, o quente é que não era muito. Já aqui tinha dito anteriormente que gosto de avaliar imediatamente duas coisas num país: a limpeza das ruas e o modo como conduzem. E a Polónia passa, assim como a República Checa. É um país tão ocidental como “nós”. A cortina de ferro foi derretida e reutilizada em edifícios, novos aeroportos, novas infraestruturas, ficando apenas alguns resquícios dos tempos idos nos edifícios mais antigos, pesados, sombrios, com aquele charme soviético. A Polónia ainda assim se destaca da República Checa. A malta desenrasca-se bem com o inglês e embora ainda falte um sorriso no rosto daqueles que nos atendem em me

Japão

Saudações viajantes incansáveis. Com muito gosto vos presenteamos outro percurso. Aquele que mais trabalho deu a planear. Não porque a informação fosse difícil de reunir (pelo contrário), mas porque havia muita coisa para ver, e tínhamos que tomar decisões e abdicar de certas vontades.  Japão ! O nome causa surpresa, talvez devido à distância e da percepção que existe sobre ser um país quase alienígena. Como dizia, a informação é incrivelmente fácil de encontrar. Os nipónicos têm tudo bem organizado, e os sites de turismo deles são incríveis, nomeadamente o Japan Guide. Depois de muita escolha e ponderação, sabíamos que tínhamos que ir a Tóquio e Quioto. De resto, e para fugir à rota mais comercial, desviámos-nos para Nagano, Takayama, Kanazawa. Estes últimos pontos requeriam alugar carro, pois tornava-se complicado depender apenas dos transportes públicos. Resta dizer antes de arrancarmos, que o  Japão  é o país mais civilizado e seguro onde já estivemos